A formação nutricionista é pautada em um processo educativo que torna seus egressos profissionais ativos, participativos, reflexivos e com capacidade de liderança. Suas práticas pedagógicas inovadoras integram a formação teórica com projetos de extensão além da interação com outras áreas de formação em saúde, sempre articulando a sólida formação com a potencialidade da flexibilização da aprendizagem e uso de ferramentas virtuais de aprendizagem, permitindo assim que o aluno acompanhe atualmente os avanços tecnológicos exigidos cada dia mais pelo mercado prático profissional. Alinhar formação com tecnologia é um dos grandes diferencias exigidos para os profissionais da atualidade.
Frente a toda essa estrutura pedagógica o aluno tem acesso ainda a uma estrutura laboratorial de ponta, articulando teoria e prática nos inúmeros laboratórios destinados ao curso, como por exemplo: laboratórios de bioquímica, anatomia, biologia celular, parasitologia, microbiologia, nutrição e dietética, dentre outros. Durante o curso os estudantes aprendem a prescrever dietas tanto individual quanto para grupos populacionais, evoluções de dieta, seleção, higiene e preparo de alimentos.
Nos dois últimos módulos os alunos passam por três estágios que o preparam para uma atuação profissional de altíssimo padrão: Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição, Estágio Clínico e Estágio Social. Somado a tudo isso o curso possui também à sua disposição uma Clínica Escola que conta com consultório de nutrição equipado para atender a comunidade, inserindo o estudante na prática real, antecipando sua atuação e interação com pacientes reais, haja vista sua atuação estar voltada ao atendimento da comunidade em geral, na Clínica Escola, os alunos oferece orientação e acompanhamento nutricional para os pacientes que buscam atendimento e orientação nutricional, sendo todo o processo orientado pelo professor que atua supervisionando todo o processo, permitindo e possibilitando a evolução e construção do aluno em um perfeito profissional.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho do nutricionista vem crescendo cada vez mais e o bacharel em Nutrição formado na FAESF está apto a trabalhar nas seguintes áreas, tanto no setor público como privado:
- Nutrição Social: Unidades de Saúde, Banco de Leite e Lactários, Vigilância Sanitária.
- Nutrição Clínica: Hospitais Públicos e Privados, Consultórios, Clínicas de Estética e Reabilitação, Spas, Academias, etc.
- Nutrição em Alimentação Coletiva: Creches e Escolas, Hotéis, Padarias, Supermercados, Restaurantes Comerciais e Universitários
- Marketing em Alimentação e Nutrição
- Industria de Alimentos
- Docência / Pesquisa
OBJETIVOS
O curso de nutrição da FAESF forma profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho com formação generalista, humanista e crítica, cumprindo seu papel no desenvolvimento de ações nas áreas da atenção dietética, promoção da saúde e segurança alimentar.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil profissional do egresso do curso foi concebido à partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e das características da área de abrangência do curso de Nutrição:
- Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
- Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
- Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
- Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
- Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
- Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.
- Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
- Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
- Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
- Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
- Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
- Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.
- Atuar em marketing em alimentação e nutrição.
- Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
- Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
- Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição. · Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.