Núcleo de Iniciação Científica - NIC

A Pesquisa e a Iniciação Científica da FAESF, que deve guiar toda e qualquer iniciativa de investigação e geração de conhecimentos institucionais. A importância decorre da necessidade de se especificar objetivos, metas e indicadores para a prática da pesquisa na FAESF e tem suas bases no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Parte de bases conceituais reconhecidas no meio acadêmico, quando trata dos conceitos e fundamentos da pesquisa numa Instituição de Educação Superior (IES). Respeita, enfim, as diretrizes fornecidas pelas instâncias responsáveis por políticas educacionais no Brasil, quais sejam, MEC, INEP e CAPES.

A Política de Pesquisa deve orientar as iniciativas que garantam a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, como é afirmado pela Constituição de 1988 a respeito das Universidades (Art. 207), tripé sobre o qual se assenta a IES em suas prerrogativas, metas e responsabilidades, apoiado pelas demandas da sociedade. A consolidação da cultura de investigação institucional é obtida por meio da criação e manutenção de grupos e núcleos de pesquisa, bem como pelo suporte às atividades de Iniciação Científica.

O que é o Núcleo Iniciação Científica da FAESF?

É o órgão responsável pela Pesquisa na FAESF, supervisiona os grupos de pesquisa e seus líderes correspondentes. Atua para incentivo da pesquisa através da investigação, iniciando os alunos no meio científico e difundindo o conhecimento através de artigos científicos e da atuação na sociedade através de projetos de extensão.

 O NIC avalia as solicitações de cada grupo de pesquisa e realizar as recomendações, considerando as normas e outras questões pertinentes à formação de linhas disciplinares e interdisciplinares na instituição.

Qual o objetivo?

A FAESF reconhece que uma IES de qualidade é caracterizada pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, orientada pelas demandas da sociedade na qual está inserida. Para facilitar tal integração, a FAESF propõe:

Disseminar as boas práticas de estudos de casos de diálogo entre diferentes disciplinas, ressaltando princípios e estratégias da interdisciplinaridade;

Estimular a pesquisa interdisciplinar, envolvendo esforços conjuntos entre diferentes áreas de conhecimento na FAESF;

Desenvolver ambientes e programas que propiciem a convivência e potencializem as ações de ensino e pesquisa interdisciplinares, tais como os laboratórios, a Clínica e UBS Integrada Jasmina Bucar, NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), Empresa Jr, Núcleo de Práticas Jurídicas.

Reforçar a integração das diferentes ações na pesquisa com a extensão através de programas de Extensão em consonância com as linhas de Pesquisa desenvolvidas.

Quem somos:

Profª. Dra. Marina Bucar Barjud

Coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica

Profª. Me. Ruth Aires

Subcoordenadora do Núcleo de Iniciação Científica

Prof. Joélio Pereira

Revisor Metodológico

Profª. Ana Maria De Araújo Dias

Responsável pela Comissão de Ética Interna em Pesquisa

Anneli Cavalcanti

Marketing e Responsável Técnica

Documentos de Extensão

Mande suas sugestões e opiniões para o e-mail:

Chama no Whats
Como posso ajudar?
FAESF
Olá
Posso lhe ajudar?