Núcleo De Estudo / Laboratório De Pesquisa Em Psicologia

É parte da proposta do Curso de Bacharelado em Psicologia da FAESF a instituição do Núcleo de Estudos em várias áreas da Psicologia para em momentos futuros possam se converter em laboratórios de pesquisa e abarcar as temáticas ligadas tanto aos fenômenos e processos psicológicos básicos, quanto a outras temáticas relacionadas a intervenção e práticas psicológicas. As pesquisas a serem desenvolvidas estarão voltadas para as diferentes abordagens teóricas da psicologia que possam contribuir com a construção do conhecimento e a formação de uma perspectiva crítica sobre o fazer profissional e as metodologias que envolvam a aproximação com o contexto no qual os fenômenos psicológicos acontecem.

Nos primeiros anos do curso pretende-se dar início às discussões teóricas nos grupos de estudo para posteriormente, vinculados ao Núcleo de Pesquisa da FAESF – NUPE, instituirmos linhas de pesquisa pautados no interesse do corpo docente em consonância com os discentes.

O Núcleo sediará os projetos de pesquisa voltados para temáticas gerais, inicialmente pensadas para Diversidade e Diferença e que sob tais conceitos se organizem linhas de pesquisa com temas mais específicos a exemplo de questões de gênero, sexualidade, raça, racismo, etnia, deficiências, discriminação, preconceito, normalidade, saúde mental, inclusão e exclusão inicialmente, ao passo que, com o amadurecimento das ações outras temáticas sejam inseridas ao longo do curso, a partir do interesse e dos direcionamentos dados às discussões feitas pelo corpo docente e discente. Cabendo ainda, abertura para outros temas igualmente voltados para a ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção de Saúde, como personalidade, sexualidade, preconceito, mudança de atitudes, etc.

Ao trazer essas temáticas para o campo da pesquisa a FAESF prioriza a formação do psicólogo, em sua acepção mais ampla e com uma formação comprometida para além do ensino e igualmente voltada para o estudo, a compreensão e a intervenção junto a pessoas em situação de sofrimento e vulnerabilidade, visando o desenvolvimento de uma Psicologia associada à prática.

Dessa forma, pretende-se que sejam desenvolvidos e orientados os trabalhos e pesquisas de forma articulada à prestação de serviços à comunidade, para tanto, a FAEAF possui convênio com a Secretaria de Saúde do Município de Floriano e de diversos outros municípios adjacentes, tais ações serão efetivadas a partir do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, além da Clínica e UBS Jasmina Bucar mantida e sediada na própria FAESF, além de parcerias com instituições fora da FAESF em atividades de cultura e extensão.

A Clínica e UBS Jasmina Bucar é a clínica escola dos cursos de saúde e no ano de 2020 incorporou em seu complexo uma Unidade Básica de Saúde, sendo hoje considerada UBS Modelo do Município e Região. em funcionamento na, nas parcerias com instituições fora da FAESF.

As ações do Núcleo de Estudos, apesar de já possuir vínculo ativo com o CRAS, CAPS, CREAS e Secretaria de Assistência Social por meio dos convênios já existentes com a Prefeitura de Floriano e demais prefeituras adjacentes, oportunamente estabelecerá convênios e parcerias com instituições que possam se constituir em espaços para o desenvolvimento de atividades que potencializem execuções de estágio regulares das disciplinas da área da Psicopatologia Geral, Atenção Psicossocial em Saúde Mental cujos componentes curriculares são ofertados no quinto e sexto períodos, dentre outras do curso de graduação em Psicologia ofertados em períodos posteriores com essa mesma finalidade. Tais espaços podem se constituir em Empresas Privadas, Clínicas, Hospitais, ONGs, etc.

Dentre projetos possíveis para o curso de Psicologia, visualizamos ainda através dos componentes curriculares de Psicologia Social e Técnicas de Avaliação Psicológica, estudos e pesquisas que envolvem o desenvolvimento de escalas que possam contribuir com a compreensão e os resultados de processos psicológicos identificados na clínica escola quando nos atendimentos individuais. Escalas que possam contribuir como entendimento sobre os fenômenos psicológicos estudados pelos grupos como relacionamentos afetivos, personalidade, sexualidade, preconceito, mudança de atitudes dentre outras temáticas identificadas.

Os projetos serão desenvolvidos preferencialmente sob a coordenação de docentes com engajamento de mestrado e doutorado junto com os alunos de graduação e pós-graduação, tanto da FAESF quanto de outras instituições parceiras que juntas possam promover a produção de conhecimentos novos, propiciar a interação entre pesquisadores, promover eventos científicos para divulgação dos conhecimentos produzidos e organizando publicações. E ainda que seus resultados sejam amplamente divulgados para as comunidades científica e profissional por meio de revistas e periódicos científicos. Esses projetos poderão ainda dar origem aos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes pesquisadores envolvidos no mesmo.

Com a implantação do curso e o amadurecimento das discussões o Núcleo Docente Estruturante irá elaborar um regulamento para o funcionamento das atividades do Núcleo de Estudos e sua composição, para assim estabelecer os processos e critérios de composição e seleção dos membros docentes e discentes. Por fim, o suporte para este projeto poderá ainda ser ofertado pelo Núcleo de Acessibilidade Plena e Inclusão da FAESF que já funciona com regimento e planejamento anual.