Laboratório de Psicologia Experimental

O Laboratório de Psicologia Experimental é o espaço oferecido aos alunos do curso de Psicologia em atividades de ensino e pesquisa da disciplina relacionadas à análise experimental de comportamento.

A FAESF conta com a aquisição de 20 (vinte) licenças do software específico Sniffy Pro que será utilizado para as atividades práticas da disciplina de Psicologia Experimental como parte deste componente que requer a prática de laboratório operante voltado para o desenvolvimento da habilidade de condicionamento animal base para o entendimento da Psicologia Comportamental ou Behaviorismo. Será disponibilizado tanto no laboratório de informática quanto em uma versão para uso em dispositivo de celular, a partir do qual os alunos poderão utilizar para além dos momentos destinados dentro do componente curricular. Assim terão oportunidade de dar continuidade ao aprendizado iniciado nos laboratórios.

O Sniffy Pro o Rato Virtual, é um programa de computador que serve como material didático para os estudantes durante a introdução de Análise Experimental do Comportamento. A tecnologia simula, de forma realista, um rato em uma caixa Skinner, oferecendo a experiência de um laboratório virtual durante a graduação.

O conteúdo de Análise Experimental do Comportamento é indispensável ao currículo do curso de Psicologia, já que ele dá a oportunidade de os estudantes analisarem e controlarem o comportamento do objeto de estudo.

Além de permitir a análise experimental, o software possibilita que os estudantes levem o Rato Virtual para qualquer lugar em seus dispositivos eletrônicos, podendo estudar fora do laboratório.

Além disso, por não envolver um organismo vivo, outra vantagem muito levantada pelos profissionais é a possibilidade de utilizar punições no objeto de estudo durante o experimento — algo proibido pelos comitês de ética, por se tratar de animais.

O software possibilita que até mesmo aqueles alunos que não tenham acesso contínuo aos laboratórios de Psicologia consigam ter um ensino de qualidade. Além disso, os alunos aproveitam ao máximo a ciência experimental na preparação aos estágios de Psicologia e ao mercado de trabalho.