Espaço de Vivência em Processos de Grupos

Os processos grupais têm em sua base a emergência histórica de teorias e técnicas de grupo, métodos de observação e condução grupal, processos psicossociais e tendências metodológicas contemporâneas. O projeto do Curso de Psicologia da FAESF, prevê a discussão teórico-prática a partir das disciplinas Psicologia e Processos Grupais I e II, dois componentes curriculares que abrem espaço para as demais. O primeiro componente curricular traz a discussão sobre a dinâmica e funcionamento dos grupos e as perspectivas de intervenção grupal através de concepções teórico-metodológicas especificas a exemplo do Psicodrama, dos Grupos Operativos, da técnica do Role-playing, do Grupos de Encontro. O segundo componente curricular traz os processos de desenvolvimento pessoal e grupal, bem como a vivencia de grupo a partir das dinâmicas especificas, sua aplicação e intervenção de trabalho em grupo em diversos contextos.

É no Espaço de Vivencias em Processos Grupais da FAESF que o aluno é iniciado no trabalho com grupos de forma prática e efetiva, visando uma maior compreensão das relações interpessoais nos mais diversos contextos. O espaço proporciona o estabelecimento de vinculação entre a teoria e a prática, no que se refere à utilização de práticas grupais.

 As vivências contribuem para o desenvolvimento de competências necessárias para a intervenção profissional  na Clínica Psicológica a partir dos Grupos de Encontros  com finalidade psicoterapêutica e como alternativa nos processos de trabalhos voltados para a Psicologia e Psicodinâmica Organizacional e do Trabalho, processos de recrutamento, seleção e treinamento profissional onde é possível analisar determinados pontos de um perfil profissional, sendo assim mais um elemento que contribui com a percepção da adequação necessária do colaborador ao trabalho que se propõe realizar.

No espaço ainda é possível a realização das atividades práticas da Oficina dos Sentidos, que é objeto do componente curricular Construção da Personalidade na perspectiva das teorias humanistas como forma de materialização do estudo da Teoria da Gestalt sobre a percepção, senso percepção e desenvolvimento dos sentidos.