Pedagogia

Formamos um profissional com visão técnica, científica, humanística e eticamente competente para atuar, tendo como preocupação a promoção da saúde da população. O profissional formado deverá estar apto a exercer atividades referentes à saúde da população, pautado sobre princípios éticos, legais e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrio ambiental, resultando na transformação social de maneira benéfica.

Contempla e consistente na formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, a partir de uma sólida fundamentação teórico-metodológica, da reflexão e ação sobre o processo educativo escolar e não escolar, nas dimensões da docência, gestão, produção e fusão do conhecimento através da pesquisa.

O Curso de Pedagogia da FAESF oferece uma formação ao acadêmico para atuar em espaços escolares e não escolares. Uma formação de educadores para atuar no atendimento a demandas específicas, em nível dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação Especial, destinada aos portadores de necessidades especiais) ou, ainda, em novos espaços educativos, (Pedagogia na empresa, Pedagogia em espaços culturais, Pedagogia nas Mídias, Pedagogia na educação do campo, Pedagogia na área da saúde, etc).

 Mercado de trabalho

O profissional graduado em Pedagogia pode escolher entre um amplo leque de áreas do mercado, além de atuar em empresas de variados portes e setores. Entre as principais opções estão:

  • Professor de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e particular;
  • Diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar (atividades de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica e de apoio escolar, nos quais estejam previstos conhecimentos pedagógicos);
  • Professor de sala de aula regular, atendendo crianças com necessidades educativas especiais de forma inclusiva;
  • Assessor educacional em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa;
  • Assessor de recursos humanos, atuando na capacitação de pessoas e na gestão de universidades corporativas;
  • Professor de educação de jovens e adultos na alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental;
  • Professor de instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens e adultos e/ou portadores de necessidades especiais;
  • Assessor, facilitador, coordenador e gestor de projetos pedagógicos em creches, ONGs, institutos e cooperativas;
  • Facilitador e coordenador de projetos pedagógicos em brinquedotecas;
  • Professor e facilitador em projetos de formação de crianças em idade escolar na rede hospitalar.

Objetivos

Formar profissionais aptos para exercer a docência na Educação infantil, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como, atuarem nas áreas de serviços, como: apoio escolar, na gestão em empresas, e na gestão de instituições e sistemas de ensino para serviços de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação.

Perfil do egresso

O perfil do egresso dos alunos de Pedagogia contempla a construção de saberes e habilidades que permitirão que o futuro profissional desenvolva as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas diretrizes. Considerando que, os egressos são constituídos por um público heterogêneo de profissionais voltados para as questões sociais e críticas dos educadores e educadoras, com domínio e compreensão do contexto sócio histórico, sua formação os tornará capazes de compreender a realidade a partir de uma visão holística dos fundamentos da educação e da prática pedagógica, permitindo-lhes que façam intervenções na realidade vivida de alunos e professores, de modo a transformá-la, a partir de uma concepção formativa dos fundamentos da pedagogia, da prática docente e da profissão no cotidiano escolar, e dos saberes experienciais, necessários para a vida e a educação do presente e futuro.
Visamos a formação de profissionais capacitados e amparados por um arcabouço de saberes, conhecimentos e habilidade de informações e habilidades compostas por conhecimentos teóricos e práticos, capazes de proporcionar a formação de pedagogos capacitados de compreensão ampla e consciente do processo educativo formal e não-formal. Profissionais cuja percepção possa direcioná-los à tomada de compromissos éticos e sociais, objetivando sua inserção na área da educação, na tomada de decisões, responsabilidades e compromisso com a prática social nas questões primordiais para o desenvolvimento da sociedade.
Além de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, com conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagógico em Gestão Educacional em sua totalidade, atua como articulador de recursos humanos e empresarial e organizador dos processos educativos, tanto na elaboração de projetos pedagógicos como na área de pesquisa.
Desse modo a FAESF se empenha para que os egressos do curso de Pedagogia desenvolvam as seguintes capacidades formativas:

  • Formular e encaminhar soluções de problemas pedagógicos e educacionais;
  • Articular as diferentes áreas de conhecimento nos campos educacionais;
  • Articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
  • Desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas na contemporaneidade do século XXI;
  • Atuar de forma ética e profissional;
  • Planejar ações da prática educativa;
  • Gerir e coordenar ações técnicas e administrativas no campo da educação formal e não-formal;
  • Compreender a avaliação como processo formativo/educativo no âmbito do rendimento escolar e institucional;
  • Atuar de forma criativa no âmbito educacional;
  • Desenvolver atitudes empreendedoras no campo profissional;
  • Atuar cientificamente sobre a realidade escolar e educativa;
  • Atuar na prática docente com enfrentamento de problemas de aprendizagem;
  • Atuar de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
  • Elaborar e implementar projetos de natureza pedagógica;
  • Analisar conteúdos curriculares da educação básica;
  • Intervir na organização da escola e do trabalho escolar;
  • Pensar criticamente, analisar e se comprometer com a solução dos problemas da comunidade escolar e social, contribuindo para a sua transformação através de uma atuação criativa, ética e pedagógica;
  • Interagir com outras pessoas e culturas, sendo capaz de respeitar e conviver com as diferenças;
  • Compreender de forma ampla e consciente o fenômeno educativo e sua prática que se dá em diferentes âmbitos e especialidades;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Dominar processos e meios de comunicação virtuais em suas relações com os problemas educacionais e do Ensino a distância.
Titulação:
Licenciatura
Duração:
4 anos (8 semestres)
Horários:
Noturno
ATO REGULATÓRIO:
Autorizado com Conceito 4 , pela Portaria MEC nº 490, de 26 de junho de 2015.
Coordenador(a)

Maria Luisa Bucar Matos

Possui Especialização em Especialização em Educação a Distância pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). Atualmente é Pesquisadora Institucional da Faculdade de Ensino Superior de Floriano e Diretora Acadêmica . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Vantagens

Por que estudar na FAESF?

Formas de Ingresso

Vestibular

A FAESF realiza prova no 1º semestre para início em agosto e no 2º semestre para ingresso em fevereiro.

Nota do ENEM

Você pode utilizar sua nota do ENEM, a partir do ano de 2010, para ingressar na FAESF.

FIES

Ingresse na FAESF utilizando o Programa de Financiamento para Estudantes do governo.

ProUni

Ingresse na FAESF por uma bolsa no Programa Universidade para todos.

Transferência

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Portador de Diploma

Caso já tenha uma graduação e pretende cursar uma segunda, você pode ingressar na FAESF através dessa modalidade.