REVISTA DA FAESF

ISSN 2594-7125

Existe uma preocupação a nível mundial em superar a crise política, econômica e moral atual através da realização de projetos que sejam capazes de motivar e conseguir a coesão da sociedade.

No entanto, sabe-se que é difícil ampliar o modelo produtivo atual, sendo necessário dar impulso a uma mudança através da economia baseada no conhecimento, ou seja, abraçar um novo modelo produtivo utilizando a economia do conhecimento.

Por isso muitos países optaram por investir na educação, ciência e tecnologia ampliando o já conhecido I+D (investigação e desenvolvimento) em I+D+E+i+e, ou seja, investigação, desenvolvimento, educação, inovação e empreendedorismo.

Muitos podem pensar que é utópico acreditar que um cientista pode realizar mudanças na sociedade. No entanto, essa visão de uma pessoa inteligente, mas com ideias mirabolantes e uma vida isolada da sociedade foi substituída por cientistas mais próximos à comunidade. Eles têm, além de inteligência, discernimento para conceber idéias voltadas a influenciar a economia e melhorar a sociedade em que vivem.

Por outro lado, um desenvolvimento tecnológico sem um enriquecimento humano só resolveria parte do problema, ou causaria mais problemas futuros, por isso também é importante investir na cultura e em uma verdadeira educação onde cada um possa aperfeiçoar suas habilidades inatas.

Pensando em tudo isso a Faculdade de Floriano, FAESF, inicia esse projeto interdisciplinar.
Esperamos que se aproxime do conceito de I+D+E+i+e, que seja útil para todos individualmente e para o progresso da nossa sociedade.

Boa leitura

Marina Bucar Barjud
Editora-chefe


Revista da FAESF

v. 6, n. 4 (2022): Revista da FAESF

Sumário

ARTIGO ORIGINAL

Maria Luisa de Moura Campos Fontenele, Juliana Reis Bernardes
PDF
Marijany Costa de Miranda Silva, Glauce Barros, Joseane Barbosa, Michelle da Silva Alves, Vitória Maria Ferreira de Araújo, Carlicélia Pereira de Sousa, Evelina Miranda de Sá, Renata Maria Celestino
PDF
Mônica da Conceição Ribeiro Freitas
PDF

ARTIGO DE OPINIÃO

Marina Bucar Barjud
PDF