Didática no processo de formação do professor no Ensino Superior

Mônica da Conceição Ribeiro Freitas

Resumo


A formação de professores é um tema amplamente discutido, visto seu caráter educativo, atualmente as mudanças ocorridas no sistema de ensino tem exigido um estudo cada vez mais aprofundado de como essa formação acontece. Nesse sentido ,o presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a Didática por ser a mesma uma mediadora e facilitadora no processo de formação do professor, buscou-se refletir sua relevância na prática cotidiana do professor universitário, bem como os saberes que precisam fazer parte da construção de identidade do professor(a). Para tanto recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica que baseou-se nos estudos teóricos de D’Avila (2013), Pimenta (2012), Imbernón ((2010), que discutem sobre formação de professor, e apresentam os saberes esperados para o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, situando a didática como elemento primordial no processo de ensino, bem como a contribuição de outros autores que discutem essa temática. Conclui-se a Didática na formação do professor no ensino superior, aparece de maneira tímida e fragmentada, dificultando o processo de ensino aprendizagem e a própria construção de identidade desse profissional.

Palavras-chave


Didática; Teoria; Prática; Identidade

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.6.4.2022.174

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