Educação Financeira: Estudo bibliométrico da produção científica nacional na plataforma SPELL

Maria Luisa de Moura Campos Fontenele, Juliana Reis Bernardes

Resumo


A educação, bem como alfabetização financeira, são partes integrantes e fundamentais da construção da cidadania, bem como de sua formação. O objetivo geral da pesquisa é examinar o perfil das pesquisas publicadas na plataforma eletrônica da Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) nos últimos 5 anos a respeito de educação financeira. Os objetivos específicos do presente artigo foram: investigar a evolução desses artigos; identificar se existe uma evolução com base cronológica; apreender os temas centrais mais presentes nas pesquisas analisadas, e por fim, verificar se com o advento da pandemia de Covid-19, houve mudanças no que cerne aos perfis de pesquisa. A presente pesquisa teve caráter exploratório, tratando-se quanto ao método, de um estudo bibliográfico, baseado em uma análise das publicações relacionadas a educação financeira no Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). A seleção do Portfólio Bibliográfico, foi definido com o critério de busca definido na palavra-chave “Educação Financeira”. Observou-se que, ao visualizar os perfis dessas publicações científicas dentro da plataforma SPELL, com base em métodos bibliométricos, os elementos que compõem essas publicações, é possível identificar características específicas e comuns entre as publicações. Como resultados, foi observado uma maior incidência de artigos publicados no ano de 2018, sendo 30,33% do total de artigos pesquisados. Existem artigos com mais de um autor, sendo que 42,42% dos artigos verificados possuíam 2 autores. Foi concluído que as revistas com maior índice de recorrência de publicação dos artigos investigados foram a RAU e Ver. Eletrônica de Gestão e Serviço apresentam 9,09% cada uma.

Palavras-chave


Educação financeira; Finanças; Plataforma SPELL

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.6.4.2022.142

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