';
Preloader logo
Hotspot image

Objetivo do Curso

O curso de Gestão de Recursos Humanos da FAESF tem como objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento no processo de Gestão de Recursos Humanos visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários, comportamento e desenvolvimento organizacional.

O Curso de Gestão de Recursos Humanos se propõe a:

Formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas.

Capacitar os alunos para atuarem no planejamento e gerenciamento dos da gestão de recursos humanos, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos;

Promover a autonomia e criatividade dos alunos para mediar conflitos em diferentes contextos organizacionais e sociais;

Habilitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização;

Desenvolver o aluno para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.

Demonstrar a importância do desenvolvimento de competências comportamentais nos níveis individual, grupal e organizacional, catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional;

Estimular o aluno a buscar uma visão holística do gerenciamento de pessoas, reconhecendo assim a importância da integração entre os setores para o sucesso organizacional;

Formar profissionais mais humanos e éticos, capazes de desenvolver e implantar projetos na área de Gestão de Recursos Humanos, que atuem como agentes formadores e multiplicadores das políticas internas e cultura organizacional.

Perfil Profissional

Em consonância com as necessidades profissionais e sociais do setor, bem como com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos superiores de Tecnologia e o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – INEP/MEC, o egresso do curso superior de Gestão de Recursos Humanos terá um perfil de formação fundamentado na concepção sócio-crítica de Planejamento e gerenciamento de sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolverá, ainda, planos de carreira e promoverá o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planejará programas de qualidade de vida no trabalho e especificará e gerenciará sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avaliará a necessidade de contratação de novos colaboradores e emitirá parecer técnico em sua área de formação.

Campo de Atuação

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, bem como em indústrias, comércio e empresas de consultoria.

Sua função é analisar o mercado constantemente, visando buscar estratégias adequadas ao planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como:

Admissão e demissão;

Recrutamento e seleção;

Planos de cargos, salários e incentivos;

Treinamento e desenvolvimento;

Avaliação de desempenho;

Rotinas de pessoal;

Gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

Além disso, deve promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Para tanto, este profissional precisa desenvolver ao longo do curso, um relativo grau de autonomia e independência, sendo capaz de tomar decisões e criar estratégias para avaliar e melhorar seu desempenho, o que o permitirá efetividade no seu papel como Gestor de Recursos Humanos.

Deverá atuar como motivador no âmbito individual e de grupo, mostrando capacidade de liderança e negociação frente a conflitos que surgirem no ambiente de trabalho. Deverá propor, implantar e acompanhar projetos de gestão de pessoas que propiciem um melhor atendimento dos trabalhadores em seus direitos e deveres.

  • Joseane Alves Barbosa
MODULO DISCIPLINAS CH TOTAL
I Introdução a Educação a Distância 40
Gestão das Funções Organizacionais 60
Comunicação Empresarial 60
Atividades Complementares 20
SUBTOTAL 180
II Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão 60
Contabilidade 60
Economia e Mercado 60
Fundamentos de projetos 40
SUBTOTAL 220
III Recrutamento e Seleção de Pessoas 60
Cargos, Salários e Remuneração 60
Benefícios, incentivos e recompensas 60
SUBTOTAL 180
IV Legislação Trabalhista, Previdenciária e Contratos 60
Segurança, Saúde, Higiene e Medicina do Trabalho 60
Processos Trabalhistas 60
Atividades Complementares 40
SUBTOTAL 220
V Estratégia em Recursos Humanos 60
Comportamento Organizacional 60
Sistemas de Informações Gerenciais 40
Disciplina Optativa 40
SUBTOTAL 200
VI Estratégia empresarial 60
Clima Organizacional 60
Cultura e Literatura Africana e Indígena 40
Avaliação de Desempenho 60
SUBTOTAL 220
VII Treinamento e Desenvolvimento 60
Educação em Direitos Humanos 40
Planejamento e Desenvolvimento de Carreira 60
Atividades Complementares 20
SUBTOTAL 180
VIII Motivação e Liderança 60
Direito Empresarial 60
Tópicos Avançados em Recursos Humanos 60
Gestão Ambiental 40
SUBTOTAL 220
DESCRIÇÃO TOTAL
Unidades Curriculares 1520
Atividades Complementares 80
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 1600

Rua Olemar Alves de Sousa, 401 - Rede Nova - CEP: 64809-170 - Floriano - PI
Horário de funcionamento: 08 h | 21 h
faesf@faesfpi.com.br


© Copyright 2020 FAESF - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por RB Development and Filipe Fontinele | Termos de Uso | Política de Privacidade