';
Preloader logo
Hotspot image

Objetivo do Curso

Formar profissionais aptos para exercer a docência na Educação infantil, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e nos anos do ensino Médio, bem como atuarem nas áreas de serviços e apoio escolar e na gestão de instituições e sistemas de ensino para serviços de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação.

Perfil Profissional

O egresso em Pedagogia a Distância da FAESF é um profissional mais humano, com sensibilidade para compromissos éticos e sociais, altruísmo, protagonismo e motivações com objetivos socialmente equânimes. Essas são caraterísticas para a formação de profissionais do curso de graduação em Pedagogia.

Visamos a formação de profissionais capacitados e amparados por um repertório de informações e habilidades compostas por conhecimentos teóricos e práticos, capazes de proporcionar a formação de pedagogos capacitados de compreensão ampla e consistente do processo educativo formal e não-formal. Profissionais cuja sensibilidade possa direcioná-los à tomada de compromissos éticos e sociais, objetivando sua inserção na área da educação, e nas questões primordiais para o desenvolvimento da sociedade.

Além de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries Iniciais do Ensino Fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, com conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagógico escolar em sua totalidade, atua como articulador e organizador do processo pedagógico escolar, tanto na elaboração de projetos pedagógicos como na área de pesquisa.

Desse modo a FAESF se empenha para que os egressos do curso de Pedagogia desenvolvam as seguintes capacidades formativas:

Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais;

Articular as diferentes áreas de conhecimento nos campos educacionais;

Articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;

Desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas na atualidade;

Atuar de forma ética e profissional;

Planejar ações diferentes da prática educativa;

Gerir e coordenar ações técnicas e administrativas no campo da educação formal e não-formal;

Compreender a avaliação como processo educativo no âmbito do rendimento escolar e institucional;

Atuar de forma criativa no âmbito educacional;

Desenvolver atitudes empreendedoras no campo profissional;

Atuar cientificamente sobre a realidade escolar e educativa;

Atuar na prática docente com enfrentamento de problemas de aprendizagem;

Atuar de forma interdisciplinar; elaborar e implementar projetos de natureza pedagógica;

Analisar conteúdos curriculares da educação básica;

Intervir na organização da escola e do trabalho escolar;

Pensar criticamente, analisar e se comprometer com a solução dos problemas da comunidade escolar e social, contribuindo para a sua transformação através de uma atuação criativa, ética e pedagógica;

Interagir com outras pessoas e culturas, sendo capaz de respeitar e conviver com as diferenças;

Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno educativo e sua prática que se dá em diferentes âmbitos e especialidades;

Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

Dominar processos e meios de comunicação virtuais em suas relações com os problemas educacionais e do Ensino a distância.

Campo de Atuação

Atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio;

Desenvolver atividades de gestão e de ensino aprendizagem com conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagógico escolar em sua totalidade;

Articular e organizar o processo pedagógico escolar tanto na elaboração de projetos pedagógicos como na área de pesquisa nos setores formais e não formais da educação.

  • Glauce Barros Santos Sousa Araújo

 

Módulo Disciplinas Teoria Prática Estágio C.H.

I

 

Introdução a Educação a Distância 20 20
Escola e Sociedade 40 40
Profissão Docente 40 40
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientifico 40 40
Subtotal 140 0 0 140

II

 

Filosofia 60 60
Formação Docente para a Diversidade 80 80
Português 50 50
Práticas Curriculares I – Profissão Docente 50 50
Subtotal 190 50 0 240

III

 

História da Educação 50 50
Psicologia do Desenvolvimento 70 70
Teorias da Aprendizagem 80 80
Subtotal 200 0 0 200

IV

 

Didática: Organização do Trabalho Pedagógico 70 70
Teorias de Currículo 60 60
Relações étnico-raciais 40 40
Práticas Curriculares II – Teorias de Aprendizagem 50 50
Atividade Complementar 40 40
Subtotal 210 50 0 260

V

 

Políticas Públicas em Educação 80 80
Gestão de Sistemas Educacionais 70 70
Tópicos da Filosofia da Educação 60 60
Subtotal 210 0 0 210

VI

 

Psicologia da Educação 70 70
Educação Ambiental e Cidadania 40 40
Sociologia da Educação 70 70
Práticas Curriculares III – Gestão de Sistemas Educacionais 50 50
Atividade Complementar 40 40
Subtotal 220 50 0 270

VII

 

Avaliação da Educação e da Aprendizagem 60 60
Literatura Infantil 40 40
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 40 40
Subtotal 140 0 0 140

VIII

 

Educação, Corpo e Movimento 40 40
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização 80 80
Gestão Escolar Integrada 80 80
Práticas Curriculares IV – Alfabetização 50 50
Atividade Complementar 40 40
Subtotal 240 50 0 290

 

IX

 

Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional 70 70
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil 80 80
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80 80
Subtotal 230 0 0 230

X

 

Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita 80 80
Tecnologias na Educação 40 40
Metodologia do Ensino da Matemática 80 40
Práticas Curriculares V – Metodologia e Prática de Ensino 50 80
Subtotal 200 50 0 250

XI

 

Arte no Contexto Escolar 40 40
Fundamentos Econômicos da Educação 50 50
Noções de Negócios para o Pedagogo – Pedagogia Empresarial 60 60
Subtotal 150 0 0 150

XII

 

Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade 60 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva 80 80
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I 150 150
Práticas Curriculares VI – Educação Especial e Inclusiva 50 50
Atividade Complementar 40 40
Subtotal 180 50 150 380

XIII

 

Letramento em Libras 60 60
Educação à Distância 2 60 60
Educação de Jovens e Adultos 60 60
Subtotal 180 0 0 180

XIV

 

Dimensões da aprendizagem 60 60
Psicomotricidade 40 40
Processos Educativos Formais e não Formais 60 60
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II 130 130
Práticas Curriculares VII – Educação de Jovens e Adultos 50 50
Atividade Complementar 40
Subtotal 200 50 130 380

XV

 

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências 80 80
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia 80 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40 40
Subtotal 200 0 0 200

XVI

 

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História 80 80
Direitos Humanos 50 50
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III 120 120
Práticas Curriculares VIII – Recursos Pedagógicos 50 50
Trabalho de Conclusão de Curso II 40 40
Subtotal 170 50 120 340
Total 3.060 400 400 3.860
Total de Horas Curso 2.780
Orientação para o TCC 80
Atividades Complementares 200
Práticas Curriculares 400
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 400
Carga Horaria Total do Curso 3.860

Rua Olemar Alves de Sousa, 401 - Rede Nova - CEP: 64809-170 - Floriano - PI
Horário de funcionamento: 08 h | 21 h
faesf@faesfpi.com.br


© Copyright 2020 FAESF - Todos os direitos reservados | Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria