A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Ellery Henrique Barros da Silva, Suyane da Silva Florindo, Francisca Carla Silva de Oliveira

Resumo


O presente ensaio objetiva a realização de uma análise da Educação Ambiental nos espaços de instituições escolares, tendo como foco a arborização na escola como um fator necessário para se trabalhar as questões ambientais. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório/descritivo. Foram utilizadas ideias de autores que estudam a temática dos espaços na escola e da Educação ambiental inserida nesse contexto. Os resultados mostram o quanto é importante o ambiente natural no meio escolar para a interação homem-natureza e na formação da sociedade. Apenas a instituição de origem privada não proporciona em seu ambiente os valores oferecidos pela relação das crianças com a natureza. Deste modo, é primordial que a comunidade saiba como isso está sendo introduzido no ensino formal, pois a partir daí abre-se um caminho para a expansão dessa discussão que poderia fazer parte do cotidiano das escolas.


Palavras-chave


Escola; Educação Ambiental; Espaço

Texto completo:

PDF

Referências


BARGUIL, Paulo Meireles. 1968. O homem e a conquista dos espaços – o que os alunos e os professores fazem sentem e aprendem na escola/ Paulo Meireles Barguil. – Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2006.

BRASIL. CLT, CPC, Legislação Previdenciária e legislação complementar e Constituição Federal/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Livia Céspedes. – 6. ed. – São Paulo: Saraiva, 2011.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 9.394/96. Brasília,

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997.

______. Política Nacional de educação Ambiental - nº 9.795/99. Brasília: 1999.

FARIA, Ana Lucia G. de. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, Ana Lucia G. de, PALHARES, Marina Silveira (org) Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. 2 ª Ed. Campinas: ED. Autores Associados, 2000. (Coleção Polemicas do Nosso Tempo).

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil / Miguel A. Zabalza; tradução beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

MACEDO, R. L. G. Percepção e conscientização ambientais. Lavras/FAEPE, 2000.

OLIVEIRA, J. T. A Educação Ambiental no ensino formal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: Formação de Professores, 3., 2002, Brasília. Anais...Brasília: MEC/SEF, 2002. p. 41-48.

RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. - - São Paulo: Atlas, 2007.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.3.4.2019.80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS