O DESIGN GRÁFICO DA EMBALAGEM PARA DETERMINAÇÃO DA COMPRA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DO SÃO JORGE SUPERMERCADO EM FLORIANO/PI

Mary Correia Moreira Kalume, Ivone Angéica Santos de Anchieta Angélica Santos de Anchieta, Joseane Alves Barbosa, Elisa de Carvalho Barroso

Resumo


O desenvolvimento tecnológico e o dinamismo do cenário econômico somados às exigências dos consumidores tem feito com que as empresas lancem no mercado uma “enxurrada” de produtos que diferem pouco ou quase nada em sua composição, finalidade ou mesmo preço. Sabe-se que o primeiro contato que os clientes têm com o produto é através de sua embalagem. Esse trabalho tem como objetivo mostrar se o design gráfico da embalagem exerce influência na decisão da compra do consumidor. Metodologia: Pesquisa exploratória e quantitativa,, em duas etapas: a primeira encontrou-se previamente desenvolvida por se tratar de uma consulta bibliográfica a livros, revistas eletrônicas, sites especializados, artigos, anais e outras fontes desse segmento; a última foi concluída quando da obtenção dos dados mediante aplicação de questionários junto ao objeto de estudo, um supermercado da cidade de Floriano/PI, com universo de 800 clientes. Resultados: O aspecto design gráfico (visual/apresentação) da embalagem foi o motivo da escolha do produto em 51,3% dos entrevistados. Verificou-se que 75,0% dos pesquisados afirmam que o design gráfico (visual/apresentação) da embalagem influencia no momento da compra. Entre os aspectos mais importantes do design destacam: cores (43,8%), imagens (40%), brilho (8,7%), tipografia da letra (6,3%). 41,2% dos respondentes atribuíram o aspecto de qualidade ao se depararem com embalagens bonitas e chamativas. Considerações finais: Diante da constatação, essa ferramenta de marketing poderá ser amplamente explorada pelas empresas quando da apresentação de seu produto, seja como apoio aos esforços de vendas ou promoção da sua imagem perante o mercado. Na oportunidade, constata-se que a embalagem é uma importante ferramenta de marketing a ser utilizada por uma empresa, tendo em vista que ela será a responsável pelo desempenho e venda de um produto no mercado.


Palavras-chave


Decisão de compra; comportamento do consumidor; embalagem; design gráfico

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.1.1.2017.23

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