AVALIAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO E RECONSTRUÇÃO CAPILAR A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE SERICINA

Ludmyla Santos Piauilino, Gabriella de Oliveira Santos Ribeiro, Letícia Cavalcante Nolêto Trajano Silva

Resumo


Os produtos cosméticos encontrados hoje no mercado que prometem reconstituir a fibra capilar têm ativos semelhantes à sua composição, como lipídios, queratina, vitaminas e aminoácidos. O Seriseal são nanopartículas de sericina associada a extrato natural obtidas por reticulação iônica carregadas negativamente, onde sua carga é invertida para positiva, transformando em nanopartículas catiônicas condicionantes. Sendo assim, este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia das nanopartículas de sericina associada a extrato natural no tratamento para reestruturação e reconstrução capilar. Para os tratamentos de reestruturação capilar são utilizados cosméticos que contém diferentes substâncias em suas fórmulas, cada substância tem uma função específica. As análises experimentais da pesquisa foram realizadas no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Industrial Farmacêutico Sobral. A primeira etapa do estudo foi realizada com o desenvolvimento dos produtos capilares. Foram produzidos o xampu, o condicionador e a máscara de hidratação capilar, no qual foram adicionados ao xampu 0,3% do composto de nanopartículas de sericina associada a extrato natural, e no condicionador e na máscara de hidratação foram adicionados 3% do composto. Após preparo de cada um dos cosméticos foram submetidos à avaliação físico-química das preparações, sendo avaliados os parâmetros aspecto, cor, odor, densidade e pH. Após a aplicação dos produtos cosméticos, foi possível verificar, nas análises macroscópicas que o tratamento com os produtos capilares foi eficaz, pois os fios se apresentaram com bastante brilho, redução do volume e fio mais resistente. As mechas tratadas com as nanopartículas de sericina, em diferentes concentrações, apresentam grande redução de volume. Diante do exposto, os cosméticos avaliados em questão contendo o composto de nanopartículas de sericina vêm a ser mais uma opção para o mercado, na promoção da reestruturação e reconstrução capilar, sendo necessário o cumprimento dos requisitos técnicos para registro/notificação de um produto cosmético conforme estabelecido na RDC 211/05 da ANVISA.


Palavras-chave


Nanopartículas de sericina; Cosméticos; Reestruturação capilar

Texto completo:

PDF

Referências


BEDIN, V. Filtro solar e cabelos. Cosmetics & Toiletries. Vol 17, nov.- dez. 2005.

BEXIGA, N. M. Preparo e avaliação comparativa das propriedades físico-químicas de hidrogéis de fibroína de seda com conteúdo variado de sericina obtidos a partir dos cloretos de cálcio e lítio em sistemas distintos de solventes. São Paulo, 2014. 121p.

CORRÊA, M. A. Cosmetologia – Ciência e Técnica. São Paulo. Medfarma, p. 193 – 258, 2012.

CHEMYUNION, Seriseal. 2015. LT 690 – Rev. 00.

CHITWOOD, Sally. Cosmética Natural/ Sally Chitwood; tradução e adaptação de Magno Dadonas. – [5. ed].- São Paulo: Aquariana, 2002.

FRANQUILINO, E. Cabelos através dos tempos. Rev. de Negócios da Ind. Da Beleza - Edição Temática – nº11, ano 4. p. 6-16, 2009.

GAMA, R. M. da. Avaliação do dano a haste capilar ocasionado por tintura oxidativa aditivada ou não de substâncias condicionadoras, Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, 2010. Disponivel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-19012011-145405/publico/Mestrado_Robson_Miranda_daGama.pdf. Acesso em: 12 de Maio de 2016.

GOMES R. K.; GABRIEL, M. Cosmetologia descomplicando os princípios ativos. 2006.

KOHLER, R. DE C. O. A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capacitação dos profissionais da beleza, Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria - RS, 2011. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3577. Acesso em: 10 de Maio de 2016.

MARCELINO, A. G. Desenvolvimento tecnológico da extração da sericina e preparação de nanopartículas para aplicação em cosméticos, Tese de mestrado, FEQ, Universidade Estadual de Campinas – Campinas, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000436115. Acesso em: 18 de Abril de 2016.

MARIANO, R. G. DE B. Extração do óleo da polpa de Pequi (caryocar brasiliense) por processos convencionais combinados com tecnologia enzimática. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 de Maio de 2016.

WICHROWSKI, L. Terapia Capilar – uma abordagem complementar. Porto Alegre. Alcance, p. 21 – 27, 2007.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.1.1.2017.21

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS