DISCUTINDO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Glauce Barros Santos

Resumo


Através da disciplina de metodologia ativa interdisciplinar os acadêmicos do curso de serviço social da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF desenvolveram o projeto de extensão intitulado “Discutindo sobre a violência contra a mulher”. Esta problemática foi discutida em sala de aula por saber que a violência contra a mulher tem sido considerada pela Organização das Nações Unidas como uma violação dos direitos humanos, bem como uma questão de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo estimular o protagonismo dos acadêmicos do curso de serviço social da FAESF através do projeto de extensão, bem como levar discussões acerca de problemáticas de questões sociais para a comunidade. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, sendo que a primeira foi o início da pesquisa sobre a temática utilizando-se a partir de revisões de literatura com base teóricas em Bordieu (2005), Saffiot (1995) e Scott (1995), além de diversos textos que trataram sobre o tema. A segunda etapa, constituiu-se de diversas atividades elaboradas e desenvolvidas em sala de aula. Na terceira etapa foi desenvolvido através da realização de palestra e debate entre professores e profissionais da área a comunidade acadêmica da FAESF. Na quarta etapa os acadêmicos do curso de serviço social acompanhados pelas professoras da FAESF levaram essa discussão sobre a violência contra a mulher aos Diretores das Escolas do Município e Estadual de Floriano, bem como na Escola Bucar Neto e à comunidade do bairro Caixa D’agua . O resultado do projeto realizado mostrou o quanto discussões como essas, precisam cada vez mais fazer parte dos conteúdos na comunidade acadêmica e sociedade. O resultado do projeto revelou a importância de oportunizar espaços de discussão como essa apresentada e ser introduzida em sala de aula integrando com os demais conteúdos do curso. Percebe-se que a violência contra a mulher vem afetando as famílias e diversos  lares ,principalmente a vida de milhares de mulheres que vem sofrendo com  essa violência, fazendo com que esses atos cometidos cotidianamente seja considerado como algo normal, caracterizado por uma cultura machista onde a voz do homem e os seus atos tem que prevalecer, e isso só é possível através de parcerias entre instituições de ensino e comunidade, estimulando o protagonismo dos sujeitos despertando  a criticidade, a autonomia e a liberdade da opressão e traumas das vítimas. Dessa forma, acredita-se que a continuidade desse trabalho trará grandes resultados e mudanças significativas na aprendizagem dos alunos, como também no comportamento e sensibilização com a problemática da violência contra a mulher na comunidade acadêmica e sociedade.


Palavras-chave


Violência Contra a Mulher; Espaço Educacional; Protagonismo estudantil; Valores Libertadores

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.1.1.2017.18

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