A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS CIDADES MÉDIAS

Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes

Resumo


Tradicionalmente aqueles que queriam iniciar um curso superior tinham que deslocar-se a uma capital, deixando sua família, amigos e com uma repercussão financeira importante. Muitos “emigravam” com um halo de tristeza e muitos outros traçavam a vida nas suas cidades natais pela ausência de possibilidade de estudar.
Essa realidade mudou nos últimos anos graças a ampliação do número de faculdades nas cidades médias. Além de um maior número, se constata que a qualidade do ensino das mesmas não é inferior às faculdades maiores já que as exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC) são as mesmas para todas as faculdades.
Essa oportunidade de “se formar” não é somente a concretização de um sonho que de outra maneira não poderiam realizar, mas também uma resposta às necessidades profissionais. No mundo globalizado atual prevalece a economia do conhecimento onde o conhecimento é poder, portanto, uma maior capacitação e atualização constante são instrumentos que permitem afrontar com eficiência a competência e se adequar às exigências da sociedade.
Consequentemente o desafio dos educadores é, além de ensinar o conteúdo, ensinar a aprender, a ter senso crítico e promover uma “cultura da qualidade” e do esforço que não teme à competência, formando tecnicamente e eticamente aos futuros profissionais.
Por outro lado, estamos dando um passo mais para a expansão da Educação: O ensino a distância (EAD), uma oportunidade de melhoria no nível educativo para aqueles que não podem aceder ao ensino presencial.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.1.1.2017.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS