AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SOCIEDADE

Regilane Alves de Barros, Glauce Barros Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: O abuso sexual é um acontecimento que abrange todas as camadas sociais, sendo que a violência empreendida contra a criança e adolescente transpira diversos aspectos, fazendo parte de uma conjuntura histórico-social maior de agressão que existe na sociedade. OBJETIVO: Explanar as diversas vertentes que envolvem o abuso sexual em crianças e adolescentes na sociedade METODOLOGIA Tratou-se de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de revisões bibliográficas RESULTADOS/DISCUSSÕES: o Abuso sexual é mais pesquisado na área da saúde, considerado um dos maiores problemas de saúde pública, pois cada vez mais aumenta o número de casos de abusos contra crianças e adolescentes, existindo uma certa deficiência quanto a condução dos casos. Por conta do abuso sexual muitas crianças ficam com implicações ou até acometidas por doenças físicas e psicológicas, que podem afetar a vítima, como também seus familiares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante o papel da família frente a esse contexto, pois é no âmbito familiar que as crianças e adolescentes devem encontrar apoio, sentir-se protegida e segura, haja vista que a família é o primeiro centro de referência e unidade que a criança conhece e vivencia, estes atos de abusos sexuais acometidos em crianças e adolescentes ferem os direitos da pessoa, fazendo-se necessário uma intervenção diante da situação como forma de assegurar os direitos feridos e acometidos nas vítimas. Diante da situação o profissional de assistente social é um profissional capacitado e habilitado para estar inserido nesse contexto na busca de lutar em prol dos direitos violados das crianças e adolescentes abusadas sexualmente.

 


Palavras-chave


Abuso sexual; Criança e Adolescente;Família;Assistente Social.

Texto completo:

PDF

Referências


ÀRIES, P. História social da infância e da família. (D. Flaksman, Trad.), Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BAPTISTA, Rosilene Santos, et al. Caracterização do abuso sexual em crianças e adolescentes notificado em um programa Sentinela, Acta Paul Enferm, 2008. acesso em 23 de setembro de 2017.

BASS, Ellen; THORNTON, Louise (Org.). Nunca contei a ninguém. São Paulo, Harper & Row do Brasil, 1985.

BARROS, Aidil Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para iniciação cientifica.3 ed.Editora Makron,2007.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.

DESSEN, M. A.; BRAZ, M. P. As relações maritais e sua influência nas relações parentais: implicações para o desenvolvimento da criança. In M. A. DESSEN & A. L. COSTA JUNIOR (Orgs.), A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras (pp. 132-151). Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2005.

FAIMAN, Carla Júlia Segre. Abuso sexual em família: a violência do incesto à luz da psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, p.102.

FERREIRA, Ana Lucia; O atendimento a crianças vítimas de abuso sexual: avaliação de um serviço público,2002.

FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal, Ver. Psicol, 2015.

LEMOS ,M. E. Módulo: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social – Aula 1. Material didático do Curso de Graduação em Serviço Social da Anhanguera, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich, O Nascimento da Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NOGUEIRA, V. M. R.; MIOTO, R. C. T. Desafios atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. In: MOTA, A. E. M. et al (orgs.). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho profissional. São Paulo: Cortez; Brasília

OLIVEIRA, Jacqueline Reiter de, et al. Violência sexual e concorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao longo de uma década, Rev. Ciencia & Saúde Coletiva, 2013.

PFEIFFER, Luci; SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência. Pedriat, 2005.

PEREIRA, José. Violência: uma análise do Homo brutalis, São Paulo: Alfa -Omega, 1975

PRATTA, E.M.M; SANTOS, M.A. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros Psicol. Estud. v.12 n.2 Maringá maio/ago. 2007.

SANTOS, Benedito Rodrigues dos; NEUMANN, Marcelo; IPPOLITO, Rita. Guia Escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2. ed. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Educação, 2004.

WAGNER, A.; RIBEIRO, L.S.; ARTECHE, A.X.; BORNHOLDT, E.A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 Porto Alegre, 1999.

ZAVASCHI, Mari Lucrécia Scherer et al. Abuso sexual na infância: um desafio terapêutico. Revista de Psiquiatria, São Paulo, n° 13, p. 136-145, set/dez. 1991.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.1.1.2017.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS