REVISTA DA FAESF

ISSN 2594-7125

Existe uma preocupação a nível mundial em superar a crise política, econômica e moral atual através da realização de projetos que sejam capazes de motivar e conseguir a coesão da sociedade.

No entanto, sabe-se que é difícil ampliar o modelo produtivo atual, sendo necessário dar impulso a uma mudança através da economia baseada no conhecimento, ou seja, abraçar um novo modelo produtivo utilizando a economia do conhecimento.

Por isso muitos países optaram por investir na educação, ciência e tecnologia ampliando o já conhecido I+D (investigação e desenvolvimento) em I+D+E+i+e, ou seja, investigação, desenvolvimento, educação, inovação e empreendedorismo.

Muitos podem pensar que é utópico acreditar que um cientista pode realizar mudanças na sociedade. No entanto, essa visão de uma pessoa inteligente, mas com ideias mirabolantes e uma vida isolada da sociedade foi substituída por cientistas mais próximos à comunidade. Eles têm, além de inteligência, discernimento para conceber idéias voltadas a influenciar a economia e melhorar a sociedade em que vivem.

Por outro lado, um desenvolvimento tecnológico sem um enriquecimento humano só resolveria parte do problema, ou causaria mais problemas futuros, por isso também é importante investir na cultura e em uma verdadeira educação onde cada um possa aperfeiçoar suas habilidades inatas.

Pensando em tudo isso a Faculdade de Floriano, FAESF, inicia esse projeto interdisciplinar.
Esperamos que se aproxime do conceito de I+D+E+i+e, que seja útil para todos individualmente e para o progresso da nossa sociedade.

Boa leitura

Marina Bucar Barjud
Editora-chefe


Revista da FAESF

v. 3, n. 4 (2019): Revista da FAESF


Capa da revista