Caracterização da clientela de uma Clínica Escola de uma Faculdade Brasileira

Luzilene de Sousa Silva, Raul Francisco da Silva Neto, Dorival Rocha de Castro, Adeilton Alves de Oliveira, João Carlos Carvalho Gonçalves, Nael Carvalho Gomes, Juliana Reis Bernades, Mary Correia Moreira Kalume, Anne Karolline Bonfim Figueiredo, Letícia Cavalcante Nolêto Trajano Silva

Resumo


O objetivo deste estudo foi caracterizar esta população para adaptar os serviços prestados pela clínica escola e assim melhorar a qualidade do atendimento. Material e métodos: Pesquisa descritiva, transversal e observacional in situ no bairro Rede Nova da cidade de Floriano, estado do Piauí. Resultados: Foram entrevistados 43 habitantes (0,87%). Destes, 57% eram do sexo feminino e 43% do sexo masculino, sem diferenças significativas. Quando perguntados sobre qual o serviço mais importante para eles, 53% responderam que o médico, 24% odontólogo, 14% psicólogo, 14% nutricionista, 8% enfermero, 8% fisioterapeuta e 1% farmacêutico. 57% possuíam problemas de saúde. Discussão: Metade da amostra, aproximadamente, tinha um problema de saúde com necessidade de medicação diária, algumas com valores altos para a renda percapita média do bairro. O estudo realizado em parceria com a Empresa Júnior da FAESF orientou a Coordenação da Clínica sobre as medidas a implantar a curto e médio prazo.

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.3.1.2019.76

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