O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) como instrumento de avaliação em larga escala: Expedições pelo ensino

Francisco Renato Lima, Gerlan Almeida de Oliveira

Resumo


Os sistemas de avaliação educacional no Brasil funcionam como válvulas reguladoras das políticas públicas de investimento em educação e como parâmetro norteador das práticas pedagógicas de sala de aula. O exemplo disso são as metas previstas através da realização das provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Objetivamos neste estudo, analisar a relevância da avaliação institucional em larga escala, especialmente, os dados indicadores do IDEB, tomando-o como parâmetro de qualidade do ensino na educação básica. Partimos de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com base nas leituras de Penin; Martínez (2009), Pimenta (1999), Shön (2000), Tardif (2002), Utsumi (2006), Zeichner (1993), entre outros; que aliados análise documental dos resultados do IDEB, disponíveis na Internet, em sites oficiais do Ministério da Educação (MEC), possibilitaram um levantamento dos principais desafios, avanços e perspectivas desse indicador de qualidade da educação básica. Constatamos assim, que os resultados dessas avaliações, tanto na esfera nacional, estadual e municipal, são utilizados como subsídios para formulação e reformulação de políticas públicas, que além de ajudar na gestão da educação, contribuem para a construção de parâmetros e indicadores comparativos de qualidade, que servem como base para a tomada de decisões futuras no âmbito pedagógico e educacional.

Palavras-chave


Avaliação Educacional; IDEB; Metas e Resultados; Pratica pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.2.3.2018.58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS