Mensuração da alfabetização financeira e a influência do gênero e da idade: uma revisão da literatura

Luzilene de Sousa Silva, Dorival Rocha de Castro, Juliana Reis Bernardes

Resumo


O presente estudo buscou realizar uma revisão da literatura a fim de investigar os principais métodos utilizados para mensurar a alfabetização financeira e se os estudos evidenciam diferença entre gênero e idade ao mensurar alfabetização financeira. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura com artigos que tiveram como objetivo analisar a alfabetização financeira. Observou-se que as medidas de mensuração da alfabetização variaram ao longo dos anos indo desde a porcentagem de acertos, a Regressão, Teoria de Resposta ao Item, Análise Fatorial até a Modelagem de Equações Estruturais, uma técnica bem mais robusta. Também identificou-se que as mulheres possuem menores níveis de alfabetização financeira do que os homens. Além disso, foi possível verificar que quanto maior a idade maior o nível de alfabetização financeira dos indivíduos.

Palavras-chave


Alfabetização financeira; Mensuração; Idade; Gênero

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.2.2.2018.46

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