O uso de Jogos de perguntas e debate no processo de aprendizagem

Glauce Barros Santos

Resumo


Este estudo apresenta o relato de experiência de algumas estratégias de ensino que foram desenvolvidas no ano de 2017, na disciplina Língua Portuguesa com os alunos do I Bloco do curso de Direito da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF/PI. O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias de ensino aplicadas, como forma de registrar as práticas vivenciadas em sala de aula. Dentre as atividades realizadas destacamos os jogos de perguntas e o debate como forma de dinamizar as aulas e elevar a autoestima dos educandos, bem como oportunizar momentos interativos para que os alunos pudessem assimilar os conteúdos de maneira interativa e criativa, favorecendo a troca de saberes e o conhecimento entre os envolvidos. A metodologia utilizada foi a descrita e exploratória e observação assistemática. Esta experiência foi muito reveladora, pois os jogos de perguntas e respostas e o debate proporcionaram momentos agradáveis em sala de aula, como também os educandos se mostraram entusiasmados em aprofundar os conteúdos de maneira criativa e dinamizada gerando espontaneidade e interação entre eles, além de proporcionar o estabelecimento de laços afetivos entre professora/alunos, como também na promoção da aprendizagem dos mesmos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 2004.

BRONCKART, Jean P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2012.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. Classificação: 37.012 D383e (CH) PORLAN, Rafael. Constructivismo y escuela: hacia un modelo de ensenanza- (aprendizaje basado en la investigacion. 6. ed. Sevilha: Diada, 2000. Classificação: 371.385=60 P836c (CH)

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.2.1.2018.31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS